08 dezembro 2016

Esporte nas escolas


Numa atual realidade cuja qual querem tirar a Educação Física da escola mesmo uma a cada três crianças estando acima do peso e 78% das crianças não conseguirem realizar o mínimo de movimento diário recomendável pela OMS, fica impossível não falar sobre os esportes e a Educação Física como um todo, na escola.

Infelizmente a Educação Física não é vista como algo bom na escola, é vista como algo desnecessário. Característica esta dada devido à atuação dos inúmeros professores apelidados  de "rola bola", aqueles que não incentivam os alunos à prática esportiva, aqueles que não sabem trabalhar na falta de material e que até, muitas vezes sem perceber, ajudam na exclusão de meninas durante a aula.

Professores de Educação Física, e até mesmo nós, meros estudantes, são formadores de opinião. Além de, geralmente, serem conhecidos como o professor mais legal da escola, os alunos esperam muito de nós. E cabe a nós termos "olhos de ver" e enxergar alunos e oportunidades para incentivar o esporte e apresentar todos os seus benefícios para fazer a diferença com o esporte pelo menos naquele local.

A diferença entre uma pessoa madura com o esporte e outra não é enorme. Além de toda sua perspectiva motora, o esporte também traz muita disciplina, respeito e dedicação. Há pesquisas que comprovam essa diferença: crianças que crescem em contato com o esporte se tornarão adultos mais responsáveis em quaisquer que sejam suas profissões.

Compreendemos, então, quão necessária se faz a prática dos esportes nas escolas, além de verificar que devemos continuar com a implantação da ideia de educação pelo esporte, pois ela é real e se cada um fizer sua parte, poderemos criar uma geração que acredita no esporte e sem seus valores.









*Dissertação produzida na aula de Produção Textual, matéria do 3º semestre de Educação Física na FEFISO, pela aluna Vitória Salmazo. Tema proposto: esporte nas escolas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou? Comente!